guia de como é trabalhar comigo
Já imaginou se houve uma forma de criar um Manual de você mesmo? Como é trabalhar e interagir como você? Como você "funciona" pessoal e profissionalmente?
Hoje, experimentamos um mundo em que manuais ou guias mudaram de nome. Tudo, ou quase tudo, você pode achar um tutoria na internet para ver como funciona. A internet tornou-se um verdadeiro guia para absolutamente quase tudo, menos para as pessoas.
Já imaginou ter um manual, ou guia, sobre você mesmo? Um guia de como você "funciona", seus pontos fortes e fracos, sua forma de ser e de aprender?
Parece muito doidera, né? Juro que também pensava assim, até que uma grande amiga me abriu os horizontes.
Você já ouviu falar de Myers-Briggs Type Indicator - MBTI, ou em uma tradução simples, tipologia de Myers-Briggs? O MBTI é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais. Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers desenvolveram o indicador durante a Segunda Guerra Mundial, baseadas nas teorias de Carl Gustav Jung sobre os Tipos Psicológicos.
De forma geral, e sendo super simplista, o MTBI propõe a existência de quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir, chamados de dimensões. AQUI você pode aprofundar um pouco mais sobre o conceito.
Você pode estar se perguntando: "E o que tem haver isso tudo com tutoriais e manuais?"
Minha querida amiga e colega de trabalho, Martina Horvath, trouxe uma inquietação para nossa equipe há algumas semanas. "Que tal fazemos o MBTI? Aposto que será uma experiência muito legal para integrar a equipe e reduzir conflitos". Assim, todxs da equipe toparam a proposta e fizeram o MBTI e marcamos um momento para conversar sobre os resultados de todxs.
Posso, dizer sem sombra de dúvidas que foi um momento super rico e recheado de autoaprendizado. O teste mostrou o quanto, dentro de uma mesma equipe, temos diferentes perfis e formas de ver e entender o mundo. Foi muito interessante poder visualizar, de forma concreta, o quanto somos diferentes e ao mesmo tempo nos complementamos.
Desta experiência, a Tina (como os migxs chamam a Martina) lançou o desafio para que cada pessoa criasse um "Guia ou Manual", usando os resultados do MBTI como referência para essa construção. Na verdade, no fundo no fundo, é uma exercício de autoconhecimento e autoavaliação.
Topei o desafio... e criei meu GUIA DE COMO É TRABALHO COMIGO. Contanto com eu sou, como interajo com o mundo pessoal e profissionalmente, explorando as reflexões que pude coletar do MBTI e de feedbacks durante minha trajetória profissional.
E aí... ficou interessado(a) em fazer o MTBI também? Aposto que sim ;P
AQUI você encontra o site para fazer o teste e ter essa experiência... É de GRAÇA e você vai poder explorar várias reflexões ;)))
Abraços
César Ricardo | GP Social