Gerenciamento de Projetos: ágil ou tradicional?

Desenvolvimento profissional de gerenciamento de projetos: ágil ou tradicional?

O treinamento e a certificação são uma ótima maneira para os profissionais do projeto demonstrarem seus conhecimentos e competências para os empregadores atuais e futuros.

Seja alinhado a uma estrutura ou metodologia específica, ou um foco nos principais atributos ou um gerente de projeto, o treinamento e a certificação podem ser incrivelmente valiosos para melhorar as habilidades e possibilitar a progressão na carreira.

Com uma ampla gama de opções disponíveis no mercado, pode ser uma tarefa difícil e demorada identificar as melhores opções para o desenvolvimento de uma carreira.

Isso é ainda mais complicado pelo aumento da agilidade e sua influência no cenário de gerenciamento de projetos, com mais organizações e profissionais de projeto do que nunca adotando ferramentas e estruturas ágeis, pois visam aumentar o sucesso e o retorno do investimento de projetos e outras mudanças. iniciativas.

Com a agilidade agora predominante no gerenciamento de projetos, uma decisão importante é encarada por muitos profissionais de projeto, considerando treinamento e certificação, e, na verdade, aqueles que estão embarcando em uma carreira em gerenciamento de projetos. A decisão está ligada a uma pergunta nos moldes de:

Devo certificar em gerenciamento de projetos ágil ou tradicional / em cascata?

É uma pergunta que, compreensivelmente, não tem uma resposta de tamanho único. Ao considerar as opções, uma série de fatores precisa ser considerada.

  • Seu atual conjunto de habilidades : Se você já é treinado e certificado em uma abordagem tradicional, vale a pena pensar em complementá-lo com treinamento e certificação ágil (ou vice-versa). Demonstrar conhecimento e compreensão de ambas as abordagens não causará danos ao procurar emprego e novas oportunidades. E, claro, é sempre bom aprender novas habilidades e abrir sua mente para uma abordagem alternativa.

  • Seus projetos : O setor e a natureza dos projetos com os quais você está envolvido podem determinar seu caminho de desenvolvimento. Por exemplo, os projetos de desenvolvimento de software e de TI costumam ser mais adequados para abordagens ágeis, que defendem um plano de alto nível e o desenvolvimento incremental de soluções. As abordagens tradicionais (que normalmente envolvem planejamento detalhado antecipado e uma abordagem linear ao ciclo de vida do projeto) são tipicamente mais adequadas para projetos em que os requisitos são mais estáveis ​​e menos propensos a mudar (por exemplo, projetos de construção).

  • Seu ambiente atual : o ambiente em que você trabalha é crucial a considerar. Por exemplo, sua organização atual tem uma estrutura estabelecida para gerenciamento de projetos, alinhada ou ágil ou tradicional? A organização está considerando ou está aberta a uma mudança em sua abordagem ao gerenciamento de projetos? Existem abordagens diferentes em toda a organização? Considere as opções que provavelmente servirão melhor ao ambiente do projeto.

  • Seus objetivos pessoais : por último, mas não menos importante, suas aspirações pessoais. Por exemplo, você pode atualmente trabalhar em um ambiente que abraça uma abordagem tradicional, mas como a ideia de uma mudança para uma função (ou organização) em que ágil é a abordagem escolhida. Nesse caso, naturalmente faria sentido procurar treinamento e certificação para uma abordagem ágil. Além disso, somos todos diferentes e nossos conjuntos de habilidades variam. Considere a abordagem que parece se encaixar melhor em suas habilidades, experiência e atributos. Algo tão amplo quanto um estilo de personalidade provavelmente se adequará a uma abordagem mais do que a outra.

Resumo

Na maioria dos casos, é uma combinação desses fatores que determinará a melhor opção, e é sobre a escolha de uma abordagem que melhor se adapte às suas circunstâncias atuais, seus planos futuros ou uma combinação dos dois.

Como iludido acima, existe uma infinidade de opções de treinamento e certificação de gerenciamento de projetos disponíveis, desde cursos introdutórios básicos até qualificações de nível Mestre.

As certificações mais reconhecidas para gerenciamento de projetos tradicional (ou em cascata) são aquelas disponíveis através da Associação para Gerenciamento de Projetos (APM) , PRINCE2 e PMP (Project Management Professional) do PMI.

Desde sua introdução em 2010, o AgilePM (entregue pela APMG International em parceria com o Agile Business Consortium) estabeleceu-se rapidamente como uma estrutura e certificação bem conhecidas para o gerenciamento ágil de projetos.


Publicado Originalmente em: APMG Internacional